domingo, 23 de maio de 2010

Origem da Agricultura



Para se situar dentro do processo de desenvolvimento da agricultura se faz necessário conhecer, mesmo que de forma breve, a evolução histórica da agricultura.
A definição de agricultura começa a surgir a partir do momento que as pessoas estabeleceram o primeiro assentamento e passaram a cultivar a terra e com isso houve também a alteração do meio ambiente ao seu redor.
A origem da agricultura se deu cerca de 9.000 anos A.C., onde no Oriente médio onde se descobriu que com o trigo, uma planta até então selvagem podia se fazer um alimento, o pão. Essa planta se tornou tão importante que os nômades começaram a fabricar ferramentas para obter o cultivo e a se fixar em aldeias.
As sementes do trigo foram ao longo dos anos se cruzando com outras espécies e melhorando a qualidade dos mesmos, mas em contrapartida havia a necessidade de produzir esses grãos em maior quantidade para o consumo e criar desta forma estoque de suprimento. Com tempo o homem aprendeu a cultivar diferentes espécies de plantas nativas como ervilha, feijão, arroz entre outros.
Então os homens se dedicaram ao plantio e as mulheres nos afazeres domésticos. O caçador ganha novo papel e passa a ser o guardião das aldeias que se dedicam a agricultura, tornando-se o protetor contra a invasão de inimigos. Esse caçador se tornou um importante politico, como um rei por exemplo, que dominava nações e oferecia proteção de seu povo.
Por fim cabe ressaltar que nos primórdios da agricultura e da pecuária, as comunidades produziam apenas para a subsistência.

0 comentários: